sexta-feira, 29 de julho de 2011

POR UMA ATITUDE QUE VALHA A PENA...

    Há um tempo venho me sentindo bastante incomodada pois não estou conseguindo ser a pessoa que gostaria de ser, nem fazer tudo que gostaria de fazer...mas ao mesmo tempo tenho me perguntado o que preciso fazer para me tornar quem gostaria de ser, e ali tenho descoberto que nem sempre fazemos o que Deus espera que façamos...e como tem sido valiosa essa lição, o quanto precisamos reavaliar nossas vidas dia após dia...
   Certa vez li em um livro de John Maxwell que o diferencia homens comuns de gênios é que os gênios simplesmente resolveram colocar em prática suas ideias, ideias essas que talvez até já tenham sido pensadas por homens e mulheres ao redor do mundo, mas foram apenas ideias que se esbarraram na falta de atitude e encontraram apenas um lugar no íntimo de suas mentes.
    Meditando em tudo que tenho lido, analisando minha vida diária e se ela tem caminhado rumo às metas e ideais que espero, além de tentar estar constantemente atenta ao que Deus espera de mim, pude observar que há algo primordial que particularmente me falta: Atitude!
    Sei que essa não é uma inquietação só minha, mas de boa parte das pessoas, por isso venho compartilhar aqui no blog algumas lições que tenho aprendido e que creio ser relevantes para nos tornarmos de forma prática quem gostaríamos de ser.
    Antes de mais nada e fator fundamental na vida de um cristão é que só poderemos nos sentir plenamente realizados se nossos sonhos estiverem alinhados com a vontade do Criador, com Seus propósitos para nossas vidas e respondendo positivamente às atitudes que Ele espera que tenhamos, esse é um ponto primordial e inegociável: Não focar em anseios egoístas ou egocêntricos, mas ser quem Deus espera que eu seja.
    Uma atitude que valha a pena começa com uma escolha inicial, com ajustes diários e constantes avaliações que temos que fazer para que observemos se estamos caminhando no rumo certo.
    Nós precisamos entender que temos que nos tornar responsáveis pelas nossas atitudes, desculpas para adia-las ou justificar atitudes ruins não podem nem devem ser mantidas, isso não quer dizer que não erremos, afinal de contas somos seres humanos e limitados, mas sim que precisamos nos avaliar diariamente e decidir mudar as atitudes que são ruins em nossas vidas, nós precisamos pensar, agir, falar e se comportar como a pessoa que queremos nos tornar, não esquecendo nunca de valorizar as pessoas que estão à nossa volta.
    Ter atitude e administra-las com disciplina não implica em uma vida absolutamente cheia de regras e “nãos”, afinal de contas precisamos aprender a apreciar a vida e vive-la! Mas viver a vida significa fazer escolhas diárias, e são essas escolhas que vão implicar no seu amanhã. Pergunte-se hoje: Como tem sido minhas escolhas diárias? Minhas atitudes tem revelado a pessoa que eu gostaria de ser?
    Precisamos de uma vez por todas viver na prática o que cremos e queremos, deixar de ser homens e mulheres com idéias brilhantes para ser pessoas que através de uma idéia brilhante, teve ATITUDES brilhantes e fez diferença no seu tempo!
   Essa semana o mundo perdeu um gênio no meio cristão, um homem que verdadeiramente  fez a diferença e que ajudou tantos ao redor do mundo a crescer em maturidade e perseguir viver um Cristianismo autêntico, como discípulos radicais de Jesus Cristo, o inspirador Dr. John Stott, ou simplesmente o “uncle Jonh” como gostava de ser chamado.
    Quando soube do falecimento desse gigante de Deus meu noivo falou:
   - Que perda irreparável para o mundo né amor? Fico me perguntando se surgirão outros como Stott?
   Eu simplesmente olhei para ele e falei algo que cá entre nós nem pensei antes de falar, simplesmente saiu mais ou menos assim na lata:
   - Não devemos nos perguntar se surgirão outros como Stott, mas sim nos colocar a disposição...eis-me aqui Senhor, envia-me a mim. Deus, faz com que eu seja uma pessoa que impacte a minha geração, que anuncie o evangelho de Jesus ao mundo, esse deve ser o nosso pensamento amor...
   É bem verdade que existem inúmeros Stotts, Paulos, Tiagos, Joãos, Pedros, Luteros, Wesleys, Luther Kings adormecidos...mas lembre-se uma boa ideia é apenas uma boa ideia, mas uma boa atitude pode mudar o mundo!
   Lembremos sempre daquele que deu a vida por nós, Jesus Cristo, aprendamos com Ele, o nosso bom Pastor, e com os gigantes que entenderam que uma atitude pode mudar o mundo. Busquemos ser quem gostaríamos de ser!
   E lembrem-se...
  
  “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12.2

   E que Deus nos abençoe!


terça-feira, 5 de julho de 2011

AMOR...

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” Gl.5.22-23

    A mais nobre das palavras, o mais profundo sentimento, o maior dos mandamentos, a condição inegociável do Criador...ah, o amor...
    Muitos atrelam o amor a um sentimento apenas, aquilo que irradia da vontade do coração. Mas o amor é muito mais do que isso...ele é um fato, é uma escolha, uma decisão. Eu escolho amar você a despeito das suas falhas e defeitos, mesmo sentindo raiva de vez em quando, mesmo me magoando de vez em quando...eu escolho amar você! Escolho amar com minhas palavras e ações, porque Deus um dia me amou primeiro!
    Certa vez Jesus lançou um desafio...ame seus inimigos! Porque amar os amigos, ah...é muito fácil, é muito bom...mas os inimigos? Aquele que te feriu? Sim! Sim! Escolha amar! Escolha ter misericórdia, respeitar e orar por ele...ame! Sentindo ou não vontade de amar...ame! Escolha...decida amar!
    O amor assim como todos os outros Frutos do Espírito requer um exercício diário, a atitude de um coração cheio de Deus na direção de fazer a vontade dEle, por compreender que a vontade divina é a melhor escolha de nossas vidas!
    Lembro-me que quando aceitei a Jesus como Senhor e Salvador da minha vida, eu tinha uma grande dificuldade em amar...sinceramente, não conseguia ter amor pelas pessoas, nem por mim mesma pra falar a verdade, eu me sentia como uma pessoa que tinha perdido a capacidade de amar. Foi então que com o coração em pedaços tive um encontro que mudou a minha vida, um encontro com Jesus Cristo e ao compreender o imenso amor de Deus ao dar Seu único Filho para morrer em meu lugar na cruz do calvário pude enfim compreender e aceitar esse grande amor.
    A partir daí, tudo começou a mudar em minha vida... Deus me ensinou o verdadeiro sentido do amor, na verdade Ele me ensinou o que é amor! Eu estava então começando a amar novamente...só que dessa vez, da forma correta. A partir daí, tudo teve outro significado, primeiro aprendi a amar, amando a Deus, e depois a me amar e amar aos outros, pois amar ao próximo como a si mesmo significa que se você não se amar, não conseguirá amar bem o seu próximo...não entenda que se amar é se colocar em primeiro lugar, ou ter a vida centrada no seu umbigo, mas é amar de forma altruísta, se amar porque você é uma obra prima feita por Deus, assim como o seu próximo também, a despeito do que você pense dele.
    Hoje com toda certeza e convicção eu posso afirmar que amo profundamente...amo a Deus de todo meu coração, porque Ele é o meu amor maior, a razão da minha existência, amo a mim mesma, porque compreendo que sou Filha amada de Deus, amo o meu próximo verdadeiramente, não só meu próximo mais próximo, como minha amada família e amigos, mas o meu próximo mais distante, aqueles que não conheço, e que por vezes me compadeço quando estou a andar pelas ruas, os amo porque escolhi olhar para cada um da forma que Deus olha, amo porque um dia Jesus me amou primeiro.
    Certa vez Jesus foi questionado sobre qual era o maior dos mandamentos, e assim ele respondeu:

    "...Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas". Mt.22.37-40

    Sendo assim, ESCOLHA AMAR! DECIDA AMAR! E você verá que a sua vida terá outro significado... e lembre-se sempre... JESUS TE AMA!





sábado, 2 de julho de 2011

DOMÍNIO PRÓPRIO...

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” Gl.5.22-23

    De todos os frutos do Espírito, este tem sido talvez o mais falado e até o mais polemitizado devido à dificuldade de obtê-lo. De certa forma ele representa um  somatório de todos os outros, uma vez que uma pessoa paciente, amável, fiel, pacificadora, alegre, que emana bondade, mansa e que ama acima de tudo, é de certa forma uma pessoa que consegue desenvolver o domínio próprio e assim ser de fato guiada pelo Espírito certo? Mas, veremos que ele possui uma característica própria, um diferencial neste conjunto de frutos.
    O domínio próprio é meio que uma prova se conseguimos de fato ou não controlar-nos diante dos desafios cotidianos de nossas vidas, não digo só ações e palavras, como é costumeiramente relacionado, mas ele revela o que tem sido prioridade e qual tem sido o tesouro do nosso coração...reflete nas nossas buscas, nossas paixões, na perseverança, na disciplina...dentre outros. Como assim? Deixe-me explicar melhor...
    Às vezes uma pessoa é fiel, mansa, paciente, amável, alegre, boa, mas possui uma compulsão por compras, por exemplo...ela não consegue dominar a si mesma. Aquela compulsão se torna uma prioridade em sua vida (muitas vezes até não assumida) e acaba por vezes minando o trabalhar do Espírito na moldagem do seu caráter, da sua pessoa. Entende?
    Esse é um diferencial que observamos neste fruto do Espírito por exemplo. Ele implica diretamente no equilíbrio que conseguimos ter na vida, no domínio de nossa ações e palavras em acordo com nossas prioridades e valores. O grande problema é quando nossas prioridades e valores não refletem aquilo que cremos, mas sim reflete o que vivemos, guiando-se por uma agenda diária ou por paixões da carne.
    Só que aqui, estamos falando de um fruto do Espírito, e entenda-se que esse equilíbrio deve ser firmado em prioridades e valores divinos. É seguir para o alvo custe o que custar, compreende?!
    Que essa seja sempre nossa oração...
   Senhor, ajuda-nos a viver de forma que Tu sejas a maior prioridade de minha vida, que minhas ações e palavras estejam guiadas pela Tua vontade em mim, que o Senhor possa encontrar em mim uma pessoa compromissada com a expansão do Teu Reino, com a minha família, com meu bem estar físico, emocional e espiritual, compromissada em ser uma boa amiga, irmã, profissional competente, serva fiel, compromissada em ser agente de transformação no mundo, e que de uma vez por todas Senhor, as minhas ações e palavras revelem isso...pois aí sim terei encontrado o tão almejado domínio próprio! Em nome do Teu amado Filho Jesus te peço...amém!