terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Quer amar verdadeiramente? Escolha perdoar!

“Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?" Jesus respondeu: "Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete”.  Mateus 18:21-22

    Uma das coisas mais lindas que podemos observar na vida é a força do perdão.  O perdão é uma das maiores demonstrações de amor que consigo perceber e é definitivamente uma atitude que fala por si só.
    É bem verdade que não é fácil perdoar, e muito menos pedir perdão, mas essa escolha é capaz de transformar e refazer vidas.
    Apesar de achar que as novelas hoje em dia não tem muita coisa a acrescentar em nossas vidas, pra não dizer nada a acrescentar, essa semana vi o desenrolar de uma cena que me comoveu muito na novela das 18h, o perdão entre duas irmãs, onde nenhuma das duas tinha culpa, mas ambas saíram machucadas. Realmente era uma situação bem difícil, mas o primeiro passo tinha que ser dado. Honestamente achei que só aconteceria no final da novela, pois em toda trama de novela as coisas parecem acontecer somente nos últimos capítulos, até lá é uma enrolação só. Mas para minha surpresa não foi o que ocorreu, tudo aconteceu numa mesma semana. Fiquei de fato admirada com a lição, com a demonstração de amor entre aquelas duas irmãs, e o mais importante, apesar da dor e do sofrimento, elas escolheram o perdão.
    É bem provável que a trama traga ainda um bocado de confusão, e até faça as pessoas esquecerem do que aconteceu, por isso, em minha opinião a novela terminaria hoje, para que a lição seja fixada na mente alienada das pessoas e os autores não avacalhassem a história. Mas tudo bem, como sei que isso não é possível, deixo na memória essa cena que me tocou profundamente e arrancou lágrimas dos meus olhos e do meu coração.
    Certa vez Pedro perguntou a Jesus quantas vezes deveria perdoar o seu irmão, sete? E Jesus muito sabiamente diz, não até sete, mas até setenta vezes sete! Não adianta fazer as contas para dar 490, aquela expressão simbolizava o sentido de ilimitadas vezes!
    Olhe seu casamento, seu namoro, suas amizades, suas relações com seus filhos, pais, irmãos, e até sua relação com Deus... não é preciso ser um expert ou um gênio para observar o quanto é preciso perdoarmos e sermos perdoados diariamente!
    Mas há algo muito importante sobre o perdão que eu gostaria de lembrar: não espere sentir vontade de perdoar para de fato perdoar! Isso não é hipocrisia, absolutamente não, é uma escolha...tem haver com tirar o pé do seu pescoço para que você possa respirar, afinal de contas a mágoa e a amargura nos aprisiona!
    Sentindo ou não sentindo, escolha perdoar. Tendo ou não tendo culpa ou razão, escolha perdoar. Sentindo ou não sentindo, escolha amar! Dê o braço a torcer, dê o primeiro passo. Pra quê viver com uma mágoa na bagagem? Escolha ser livre! Aproveite a oportunidade para desarmar e para mostrar que o amor e a bondade fazem a diferença, derruba gigantes, ultrapassa montanhas.
    Olhe para Jesus na cruz, se Ele não derramasse o Seu perdão e misericórdia sobre nós, o que seria de nós?
    Aja como o Mestre, mostre que você aprendeu a lição, procure olhar para as pessoas como Jesus olha, como você gostaria de ser olhado, com olhos de perdão, amor e misericórdia.
    Quer amar verdadeiramente? Escolha perdoar!