sábado, 2 de julho de 2011

DOMÍNIO PRÓPRIO...

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” Gl.5.22-23

    De todos os frutos do Espírito, este tem sido talvez o mais falado e até o mais polemitizado devido à dificuldade de obtê-lo. De certa forma ele representa um  somatório de todos os outros, uma vez que uma pessoa paciente, amável, fiel, pacificadora, alegre, que emana bondade, mansa e que ama acima de tudo, é de certa forma uma pessoa que consegue desenvolver o domínio próprio e assim ser de fato guiada pelo Espírito certo? Mas, veremos que ele possui uma característica própria, um diferencial neste conjunto de frutos.
    O domínio próprio é meio que uma prova se conseguimos de fato ou não controlar-nos diante dos desafios cotidianos de nossas vidas, não digo só ações e palavras, como é costumeiramente relacionado, mas ele revela o que tem sido prioridade e qual tem sido o tesouro do nosso coração...reflete nas nossas buscas, nossas paixões, na perseverança, na disciplina...dentre outros. Como assim? Deixe-me explicar melhor...
    Às vezes uma pessoa é fiel, mansa, paciente, amável, alegre, boa, mas possui uma compulsão por compras, por exemplo...ela não consegue dominar a si mesma. Aquela compulsão se torna uma prioridade em sua vida (muitas vezes até não assumida) e acaba por vezes minando o trabalhar do Espírito na moldagem do seu caráter, da sua pessoa. Entende?
    Esse é um diferencial que observamos neste fruto do Espírito por exemplo. Ele implica diretamente no equilíbrio que conseguimos ter na vida, no domínio de nossa ações e palavras em acordo com nossas prioridades e valores. O grande problema é quando nossas prioridades e valores não refletem aquilo que cremos, mas sim reflete o que vivemos, guiando-se por uma agenda diária ou por paixões da carne.
    Só que aqui, estamos falando de um fruto do Espírito, e entenda-se que esse equilíbrio deve ser firmado em prioridades e valores divinos. É seguir para o alvo custe o que custar, compreende?!
    Que essa seja sempre nossa oração...
   Senhor, ajuda-nos a viver de forma que Tu sejas a maior prioridade de minha vida, que minhas ações e palavras estejam guiadas pela Tua vontade em mim, que o Senhor possa encontrar em mim uma pessoa compromissada com a expansão do Teu Reino, com a minha família, com meu bem estar físico, emocional e espiritual, compromissada em ser uma boa amiga, irmã, profissional competente, serva fiel, compromissada em ser agente de transformação no mundo, e que de uma vez por todas Senhor, as minhas ações e palavras revelem isso...pois aí sim terei encontrado o tão almejado domínio próprio! Em nome do Teu amado Filho Jesus te peço...amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário