quinta-feira, 30 de junho de 2011

MANSIDÃO...

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” Gl.5.22-23

    Mansidão. Eis uma palavrinha tão esquecida hoje. Muitos acreditam que é característica de monges e mártires, completamente inatingível para nós pobres seres humanos normais...rsrsrs...outros acreditam que mansidão é sinônimo de lentidão...mas será mesmo? Creio que não!
    Pode parecer meio sem lógica, mas costumo relacionar bastante a existência de mansidão em uma pessoa com o grau de maturidade dela...Para mim, uma pessoa mansa, que sabe ponderar suas atitudes e palavras, que reage de forma equilibrada na vida, com brandura, que sempre procura caminhos de paz em meio à violência, que são prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para se irar, como fala Tiago, refletem a mansidão como típica de pessoas com uma boa maturidade.
    Ao pregar o Sermão do monte (Mt.5.3-12), Jesus nos traz inúmeras características que nós, seus filhos, devemos buscar desenvolver em nossas vidas, assim como os profetas buscaram antes de nós...Ele nos diz...

    “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês".

    No sermão do monte Jesus diz que os mansos herdarão a terra. Que afirmação não?! Quão importante é este fruto do Espírito por tantas vezes negligenciado por tantos servos de Deus, focados apenas em suas próprias vontades, e que por vezes saem atropelando a todos como um trator, sem medir suas palavras e atitudes.
    Quando entendermos o peso das palavras de Jesus e quão grandioso é viver conforme a Sua vontade, em obediência, em santidade, nos perguntando sempre: O que Jesus faria se estivesse em meu lugar?, conseguiremos enfim desenvolver a mansidão enquanto fruto do Espírito em nossas vidas.
    Se é impossível? Não mesmo! Basta seguirmos o exemplo do nossos Mestre, e buscarmos com afinco desenvolver a mansidão em nossa vida, entendendo que esse é um desejo de Jesus para nós! Conheço inúmeros servos de Deus que me inspiram neste aspecto e que me mostraram que é sim possível viver em mansidão e obediência a Deus! Alegra-te e esforça-te servo! Prossiga para o alvo (Jesus Cristo) sempre!

E que Deus nos abençoe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário