quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Construindo relacionamentos saudáveis...

    Freqüentemente algumas pessoas me procuram para conversar, para desabafar, para ouvir uma palavra amiga, um conselho, uma palavra de esperança num momento de dor. Às vezes acho até engraçado ser procurada para, por exemplo,  dar conselhos de casamento para pessoas casadas há mais de 10, 15 anos, quando eu sequer sou casada! Mas a construção desses relacionamentos, em ouvir pessoas, tem me feito amadurecer muito enquanto ser humano.
    Eu particularmente sou uma pessoa que gosto muito de ouvir, creio que ouvir nos leva a um novo patamar, afinal de contas temos dois ouvidos e uma boca, isso significa que temos que ouvir mais! Isso não quer dizer que não tenhamos que falar, que nos expressar, absolutamente não, afinal relacionamentos são construídos com diálogos constantes, mas temos que aprender a hora certa de falar e como falar!
    A maioria dos problemas relatados pelas pessoas que converso, pra não dizer quase todos, são problemas de relacionamento, quer sejam eles com Deus, com pais, esposos, namorados, amigos, colegas de trabalho, e até consigo mesmo, enfim, a raiz sempre se encontra no modo de relacionar-se consigo, com o próximo e com o Criador.
    Dessa forma, gostaria de dar algumas dicas que aprendi ao longo do caminho e que sei que são fundamentais para o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis:

1.     Tome a decisão de iniciar e investir em relacionamentos sólidos diariamente!
2.     Valorize as pessoas.
3.     Aprenda a entender as pessoas, saiba que ela foi criada com uma educação diferente da sua, num contexto diferente do seu e não necessariamente tem que pensar e agir de acordo com o que você acha que deveria ser.
4.     Respeite as pessoas liberalmente, mas espere ganhar respeito também.
5.     Comprometa-se a agregar valor aos outros.
6.     Coloque-se sempre no lugar do outro.
7.     Num momento de briga ou discussão não espere sempre ter razão, ouça os argumentos do outro e coloque-se no seu lugar, antes de defender sua posição.
8.     Administre de forma disciplinada seus relacionamentos, invista tempo com as pessoas, esteja atento às necessidades!
9.     Evite carregar bagagem emocional, se você não consegue se desfazer delas sozinho, busque ajuda, marque um gabinete, faça uma terapia, mas empenhe-se em se livrar dos pesos e das bagagens que você não precisa carregar!
10.  Tente trabalhar assuntos mal resolvidos em sua vida.
11.  Dedique tempo nos seus relacionamentos mais valiosos.
12.  Dedique tempo na construção de um relacionamento sólido com Deus em primeiro lugar, busque conhecer a Sua vontade e o que Ele espera de você. Aqui, vale sempre fazer aquela pergunta: O que Jesus faria se estivesse em meu lugar?
13.  Dedique tempo servindo aos outros com alegria, e entenda que aqui não estou me referindo apenas à sua vida ministerial, mas sim no dia a dia, na sua casa, no seu trabalho...Não espere ser solicitado para fazer algo, tome a iniciativa, ajude as pessoas, seja prestativo e assim o faça com alegria em seu coração.
14.  Dedique tempo com você! Isso mesmo! Faça coisas que gosta, vá a lugares que deseja, cuide do seu corpo, da sua mente, do seu espírito. Invista em você, em sue lazer, em se conhecer, em crescer!
15.  Esteja atento às suas palavras, elas podem edificar mas também podem machucar e muito!
16.  Expresse amor e estima pelos outros.

    Enfim, muitas e muitas coisas poderiam ser acrescentadas à essa lista, mas espero que essas poucas palavras o ajudem a refletir e rever o que precisa ser revisto em sua vida.
Por fim, gostaria de deixar um versículo para sua meditação e que considero de grande valia na construção de relacionamentos. São as sábias palavras de Tiago, que no capítulo 1, versos 19 e 20, diz assim:
    “Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus”.

    Que Deus nos abençoe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário