sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Como anda sua saúde?

     Hoje é o dia mundial da saúde! Confesso que ao ver esse anúncio logo cedo pela manhã, comecei a meditar um pouco sobre a saúde e gostaria de compartilhar com vocês o que veio à minha mente e ao meu coração.
    Quando falamos em saúde, qual é a primeira ideia que vem à nossa mente? Talvez a ausência de doenças, ou o cuidado com o corpo, mas quase sempre é algo relacionado ao nosso físico não é mesmo?
    Obviamente todos já ouvimos falar em saúde física, emocional e espiritual, mas o que freqüentemente acontece é que um ou outro aspecto é negligenciado em nossas vidas.
    Há quem cuide da saúde física, são aqueles que se alimentam corretamente, fazem seus exames periódicos, exercícios físicos, usam cremes, cuidam dos cabelos, das unhas, e até outras coisas mais. Há por outro lado os que sempre estão preocupados com a saúde emocional, querem amar, ser amados, buscam sempre estar em paz com as pessoas, resolver conflitos, ter equilíbrio financeiro, ser realizados profissionalmente e etc e tal. Há ainda os que se preocupam apenas com a saúde espiritual, buscam seguir os ensinamentos bíblicos, se esforçam para viver em harmonia com o Criador, ansiando ser servos bons e fiéis. Mas no frigir dos ovos, não há que se falar em SAÚDE se negligenciarmos quaisquer um desses aspectos!
     Uma vida saudável é antes de mais nada uma vida equilibrada, e uma pessoa que anseia em viver uma vida equilibrada deve estar sempre atenta à sua saúde: física, emocional e espiritual, pois se um desses aspectos desandar todos os outros aspectos podem começar a adoecer.
    Sabe quando uma pessoa não está satisfeita com seu corpo, só faz se comparar, reclamar, para de comer porque acha que está gorda demais, ou no sentido inverso, come sem parar? O que acontece? Ansiedade, doenças emocionais, espirituais...
   Já aquela pessoa que só se preocupa em viver um grande amor, ou então é um trabalhador compulsivo, só pensa em trabalho e em ganhar dinheiro, o que acontece? Estresse, problemas físicos, como dores de estômago e por aí vai...
    E o que falar daquele que só pensa na saúde espiritual e que tantas vezes possui aspirações frustradas por espiritualizar tudo, ou descuida da família acarretando problemas emocionais dentre outros...
    Nós precisamos ter um propósito de vida que valha a pena, mas vida plena é vida saudável, e vida saudável é vida equilibrada.
    Você deve sim buscar trabalhar em coisas que goste, aceitar seu valor pessoal, amar, rir, estar junto com as pessoas que você ama, descobrir seu ritmo, alimentar-se corretamente, exercitar-se, fazer check up, aprender a perdoar, e acima de tudo viver de acordo com a vontade de Deus, nosso Criador.
   Deus nos chama a uma vida plena, a uma vida de equilíbrio, espiritual, emocional, mas também físico, pois o nosso corpo é Templo do Espírito Santo!
    Quando entendermos a importância de todos os aspectos de uma vida saudável e os valorizarmos, com certeza nossa vida terá outro impacto, pois teremos de fato SAÚDE no seu mais amplo aspecto.
    Não digo que não estejamos sujeitos a doenças ou a enfermidades, absolutamente não, afinal de contas estamos sujeitos aos males deste mundo, mas quando se tem uma vida saudável, quando a parte física se encontra enferma, a emocional e a espiritual dará forças para caminhar, afinal de contas sabemos em quem cremos e que Deus é infinitamente poderoso para nos ajudar na caminhada.
   Não digo que também não teremos problemas emocionais ou adversidades, mas enfrenta-las ao lado do Senhor faz toda diferença!
    E se ainda assim termos problemas espirituais ou com a nossa fé, ore a Deus, derrame-se na presença dEle e peça que Ele te ajude a caminhar no trilho certo, caminhar para o alvo.
    Decida-se a ter uma vida de plenitude, comprometa-se com sua saúde física, emocional e espiritual e desfrute dos propósitos que Deus tem pra você!

E que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário