quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O justo viverá pela fé!

“Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé".” Romanos 1:17

    Este versículo de Romanos que coloquei para nossa meditação traduz literalmente aquilo que acredito. E gostaria que entendêssemos as duas verdades contidas nele:

  1. No evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé.
  2. O justo viverá pela fé. 
    Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência pessoal que tenho vivido no quesito FÉ. Há algum tempo atrás ouvi uma reflexão na igreja e li nas Escrituras que nós poderíamos pedir dons a Deus, eu já conhecia alguns dons que possuía, já os usava para ajudar na construção do Reino, mas existia um dom em especial que eu almejava, que eu admirava e que gostaria verdadeiramente de tê-lo em minha vida, e que insistentemente pedia ao Senhor: o dom da FÉ.
    Confesso que sequer passava pela minha cabeça como Deus poderia derramar esse dom sobre a minha vida, mas hoje com a visão mais clara vou compartilhar o que Deus fez na minha vida.
    Primeiramente Deus promoveu uma completa “desorganização” na minha vida. Eu costumo fazer alusão a quando vamos fazer uma faxina e arrumar nosso guarda-roupas. O que fazemos? Nós tiramos absolutamente tudo de dentro, limpamos com bastante cuidado e depois vamos colocando cada coisa em seu lugar. Só que nesse meio tempo, nós percebemos que algumas coisas precisam ser doadas, outras precisam ser jogadas fora, e outras não são úteis para nós. Pois é, foi e está sendo exatamente assim que Deus tem feito comigo.
    Confesso que no início não foi nada fácil, essa faxina doeu um bocado, ter que voltar a relembrar algumas coisas que já estavam esquecidas lá no final do guarda-roupas, me desapegar de outras, colocar no lixo tanta coisa, me deparar novamente com coisas que nem sequer lembrava mais, e aprender a esperar para usar aquela roupa nova no momento certo (os sonhos), eu não entendia porque Deus estava permitindo que isso tudo acontecesse. Mas hoje consigo compreender o porque de toda essa “desorganização” e louvo a Deus porque em todo tempo Ele estava sentado ao meu lado me dizendo o que fazer com cada item desse guarda-roupa.
    Mas enfim, eu consegui fazer essa faxina e estou vivendo o momento da reorganização, o momento de colocar cada coisa em seu lugar.
    Hoje consigo fazer isso com uma paz enorme e com uma certeza profunda que os sonhos de Deus são reais na minha vida, que a presença de Deus é real na minha vida, que Ele está sentado ao meu lado me ajudando a colocar cada coisa em seu lugar e me dizendo: Filha, o tempo de estrear a roupa nova está mais perto do que você imagina.
    Antes eu ficava falava assim pra Deus: Deus, tu sabes que eu e Carlinhos ansiamos pelo nosso casamento, nós já estamos juntos há quase 5 anos e ainda não temos condições de manter uma casa, afinal de contas nem eu nem ele temos um emprego, porque Deus?
    Mas Deus me mostrou o seguinte: Filha, o tempo irá chegar, eu não tenho o bom para vocês, eu tenho o melhor...Família antes de ser um sonho de vocês é um sonho meu. Vocês podem ainda não ter uma casa, mas já tem um lar.
   Mas eu ainda questionava: Senhor, eu me formei numa Universidade Federal, ralei para entrar, ralei para terminar, e há mais de 1 ano e meio da minha formatura não consigo um emprego sequer como assistente social em alguma empresa, ou em alguma área de recursos humanos que foi o caminho que escolhi na minha profissão, poxa Deus, eu já deixei mais de 50 currículos, mas todo lugar pede 2 anos de experiência e a única que tenho é de estágio, como vou mostrar meu potencial se ninguém nunca me dá uma chance...
    Mas Deus mostrou o seguinte: Filha, no momento certo uma porta se abrirá e ela será tão boa que você nem acreditará, usarei servos meus para te ajudar a ser um vaso de honra, abrir caminhos onde não há e você poderá colocar ao serviço dos outros tudo aquilo que aprendeste, e a excelência será o teu padrão.
    Mas eu ainda questionava: Senhor, já vou fazer 28 anos, ainda não casei, e os meus filhos? Tu sabes que eu quero ter uma família grande, mas depois dos 30 vai ficar mais complicado, porque meu corpo ainda carrega feridas de um tempo que passou, o meu útero não é mais o mesmo.
    Mas Deus mostrou o seguinte: Filha, o que é impossível para mim? Lembras de Sara? Eu farei novas todas as coisas.
    E os questionamentos continuavam e continuavam e a cada um deles Deus se mostrava presente ao meu lado me ajudando o que fazer e como caminhar.
    Confesso que já li a Bíblia toda mais de uma vez, mas a ficha nunca tinha caído da forma que caiu nesse tempo de deserto, e pude então perceber que no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé. E mais, o justo viverá pela fé!
Foi então que meus olhos contemplaram a chegada do dom que sempre almejei, o dom da FÉ! Da certeza inabalável no Deus Criador de todas as coisas. E que este dom tem abençoado outras pessoas, que a minha vida tem sido usada por Deus para que outros creiam e vivam pela fé, colocando a verdadeira esperança em Cristo. É maravilhoso v er que o realizar de cada sonho meu também tem edificado aqueles que me conhecem e convivem comigo, é maravilhoso dar testemunho do quanto Deus é bom e que servi-Lo é o maior prazer do meu coração.
    Eu sabia que já tinha fé, mas a escolha realmente importante foi para onde direciona-la, eu entendi que a fé freqüentemente nasce na adversidade, assim como que uma fé que não foi testada não é confiável.
    Assim, eu abracei o valor da fé, me uni a pessoas de fé, busquei aprofundar a minha fé com instrumentos que Deus colocou ao meu alcance, como a Bíblia Sagrada, momentos de oração, louvor e devocional, participando da Escola Bíblica, lendo livros que me ajudaram nesse fortalecimento como o que estou lendo agora que super recomendo: "Não tenho fé suficiente para ser ateu" de Norman Geisler e etc.
    Enfim, escolhi me submeter à vontade de Deus e assim quero viver sempre!

    Que Deus nos abençoe!

Um comentário:

  1. Renatinha, este foi um dos melhores posts que já li, que vc continue sendo usada pelo Senhor em nossas vidas, minha querida, bj grande.Deus te abençoe!

    ResponderExcluir