quinta-feira, 28 de abril de 2011

O MINISTRO DE MÚSICA...

Como parte de integrante de um ministério de música, senti enorme necessidade de escrever sobre o que considero importante num ministro de música, porém, antes gostaria de adentrar em uma questão que se faz primordial não só a quem ministra música na igreja, mas a todos os que fazem parte do corpo de Cristo...ADORAÇÃO!
Muito se confunde sobre o real significado do que seja adoração...alguns acreditam que adorar a Deus é entoar cânticos...outros crêem que adoração é um tipo de música... “temos as de júbilo e as de adoração”... outros ainda acham que adoração está ligada ao serviço na igreja, ou que seja o prestar culto dominical...
      Precisamos antes de mais nada compreender que a adoração é propósito de Deus em nossas vidas...e seu significado não se limita a expressões artísticas ou ministeriais. Nós fomos planejados para agradarmos a Deus, assim, a adoração a Deus não é parte de nossa vida, ela é a nossa vida!
Adorar a Deus é render-se a Ele, fazer Sua vontade, valorizar o que Deus valoriza.
     Como fala Rick Warren em Uma vida com propósitos... “o xis da questão é uma questão de coração”. Deus nos quer por  inteiro... isso é adoração! É consagrar quem somos e buscarmos uma intimidade com Deus de forma autêntica, espontânea, integral, realizando o Seu querer em nossa vida, confiando nEle.
     Uma vez entendendo o que seja a verdadeira adoração, gostaria de me dirigir aos que exercem funções no ministério de música...
     A Música de fato é uma das muitas maravilhas de Deus, as preferências podem até ser diferentes, mas todo ser humano aprecia a música e cada raça, região ou país expressa-se através de uma linguagem musical.... Em Sua soberania, o Senhor deu capacidade ao ser humano de desenvolver sons e melodias.
    Assim, precisamos compreender que a música desempenha um papel fundamental na igreja, ela não só é uma expressão de adoração, como também um instrumento que viabiliza o trabalhar de Deus na vida das pessoas...a música conduz outros à momentos de adoração, o louvor liberta, traz cura, consolo, anuncia as boas novas...enfim, o louvor autêntico deve ser a expressão de um  coração consagrado ao Senhor! E um coração consagrado ao Senhor pode ser instrumento de verdadeiros milagres.
    Sendo assim, listei algumas características que considero primordiais a um ministro de música:
1. O ministro de música deve ser uma pessoa que verdadeiramente ande com o Senhor, ser salvo, e ter um chamado para aquilo.
2. O ministro de música deve ser um dedicado estudioso da Bíblia, afinal de contas precisamos saber o que estamos cantando, se as músicas estão alinhadas com a Palavra de Deus.
3. O ministro de música deve ser uma pessoa de oração, temente a Deus e atento à Sua voz.
4. O ministro de música deve ser alguém sociável, capaz de demonstrar confiança e autoridade.
5. O ministro de música além de dedicado estudioso da Bíblia deve ser dedicado estudioso do seu instrumento, ter habilidade como instrumentista ou cantor, buscar excelência no que faz, isso não quer dizer ser perfeccionista, ou ser muito muito bom para entrar no ministério a qual foi chamado...absolutamente não...isso quer dizer que o ministro deve  buscar oferecer à  Deus e à comunidade o melhor, a melhor maneira da mensagem ser comunicada.
6. Um ministro de música deve ser humilde e submisso à autoridade.
7. Um ministro de música deve ser conhecedor do seu pastor, da liturgia do culto, da visão da igreja.
8. O ministro de música deve estar antes de tudo comprometido com a vontade de Deus, e com os propósitos dEle através de seu ministério.

De fato ainda existem inúmeras outras características inerentes ao ministro de música, mas para não ser demasiadamente extensa, aconselho o seguinte...atente-se ao seu coração, à sua vida de adoração, tendo sempre cuidado com atitudes incoerentes, o falso ritualismo, o pecado não confessado, o desinteresse, a ingratidão, a falta de compromisso, a preguiça, a negligência...
Lembre-se sempre: O xis da questão é uma questão de coração!

“o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça” Números 6:25

Nenhum comentário:

Postar um comentário