quarta-feira, 20 de abril de 2011

O QUE TEM MOVIDO O TEU CORAÇÃO?

       Queria compartilhar com vocês a história de um homem, o seu nome era Simeão! A Bíblia relata muito pouco sobre ele, mas o breve relato de sua história narrada em Lucas 2.25-35 traz importantes lições para todos nós. Vamos primeiramente ao texto...

       "Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão, que era justo e piedoso, e que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor. Movido pelo Espírito, ele foi ao templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para lhe fazer conforme requeria o costume da lei, Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: "Ó Soberano, como prometeste, agora podes despedir em paz o teu servo. Pois os meus olhos já viram a tua salvação, que preparaste à vista de todos os povos: luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo". O pai e a mãe do menino estavam admirados com o que fora dito a respeito dele.
E Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe de Jesus: "Este menino está destinado a causar a queda e o soerguimento de muitos em Israel, e a ser um sinal de contradição, de modo que o pensamento de muitos corações será revelado. Quanto a você, uma espada atravessará a sua alma".

         Agora façamos uma viagem no tempo. Há aproximadamente 2011 anos atrás. Um menino havia nascido, e conforme o costume do povo judaico, após oito dias este mesmo menino foi circuncidado e seu nome foi colocado: JESUS. Sim, naquele momento o Salvador havia chegado a este mundo. Do nascimento até a apresentação no templo passaram-se aproximadamente quarenta dias, que era o período de purificação após o parto, segundo o costume daquele povo. Assim, findo este período, a criança era apresentada no templo para ser consagrada ao Senhor e um sacrifício era feito. Por não possuir muitos recursos, José e Maria ofereceram duas rolinhas ou dois pombinhos como sacrifício.
        Aquele de fato era um momento de extrema importância para aquela família, afinal de contas Deus se fez carne, mas para aquele jovem casal, eles ali estavam cumprindo a tradição, fazendo tudo quanto necessário segundo o costume judaico, e tudo parecia transcorrer na maior normalidade, até um impactante encontro, o encontro com Simeão.
        O autor do evangelho de Lucas descreve Simeão como um homem justo e piedoso, isso nos revela que de alguma forma este judeu era respeitado e reconhecido pelas suas virtudes de justiça e piedade. Assim, como Simeão, também devemos ser reconhecidos como pessoas de bem, moralmente corretos, pessoas ativas na sociedade, reconhecidas por fazer a diferença no mundo. Além de ser reconhecido pelas virtudes morais que possuía, Simeão era reconhecido como um verdadeiro servo de Deus, um homem de fé, que aguardava pacientemente a promessa do Senhor revelada pelo Espírito Santo, que antes de morrer seus olhos veriam o Messias, o Cristo, a esperança da consolação de Israel. Simeão era movido por esta esperança, de um dia encontrar-se com o Messias, que representaria não só a salvação, mas também a libertação de todos os povos.
        No verso vinte e cinco, lemos que o Espírito Santo estava sobre ele. Isso nos mostra que Simeão tinha um relacionamento com Deus...observamos no breve relato de sua história que o Espírito Santo revelou-se a ele, estava sobre ele, e direcionou seus passos, uma vez que foi o Espírito que impulsionou a ida de Simeão ao templo, rumo ao encontro com o menino Jesus. Quantas vezes temos medo de sermos levados para onde não queremos, porque não compreendemos os propósitos eternos de Deus?
       Simeão conhecia a história do seu povo, as lutas, os sofrimentos, as opressões, bem como a esperança que havia de vir o libertador. Imagine a alegria tamanha que Simeão teve ao ver entrar pelas portas do templo o Salvador do mundo. O texto diz que Simeão tomou Jesus nos braços e louvou a Deus, dizendo: "Ó Soberano, como prometeste, agora podes despedir em paz o teu servo. Pois os meus olhos já viram a tua salvação, que preparaste à vista de todos os povos: luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo”.
        Atônitos, José e Maria ficaram admirados com o que fora dito a respeito dele. Mas Simeão não podia se conter ao ver a promessa cumprida, seus olhos contemplando o Messias, o Salvador ao alcance de suas mãos, a promessa enfim concretizada.
        Já naquele encontro vemos o posicionamento profético de Simeão, ele declarou que Jesus era luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, talvez se os fariseus o tivessem ouvido o teriam chamado de herege, afinal de contas ele também falou sobre salvação para os gentios, mas Simeão fora movido  pelo Espírito do Senhor, e em todo instante se posicionou como um profeta de seu tempo. Nós somos chamados a sermos profetas do nosso tempo, a não se calar, a não temer diante dos possíveis opressores que nos cercam, nós somos chamados a sermos a encarnação de Cristo no mundo, a seguir o Seu exemplo, falar o que Ele  falaria, viver como Ele viveria e a proclamar a libertação e a esperança àqueles não tem mais esperança, aos injustiçados, aos angustiados, aos sedentos.
        Simeão, profeta de seu tempo, abençoou aquele jovem casal, e dirigiu-se a Maria dizendo: "Este menino está destinado a causar a queda e o soerguimento de muitos em Israel, e a ser um sinal de contradição, de modo que o pensamento de muitos corações será revelado. Quanto a você, uma espada atravessará a sua alma". Quanta profundidade vemos naquela declaração de Simeão....
       Profeticamente Simeão proferiu palavras de poder e esperança, pois sabemos que a mensagem de Jesus dividiu a Casa de Israel, pois muitos se levantaram ou caíram por aceitar ou rejeitar Suas palavras, assim como nos dias de hoje.
       É bem provável que aquelas palavras ditas por Simeão tenham sido um tanto  duras para aquele jovem casal, especialmente para Maria, que apesar de ter a alegria de amamentar, criar e cuidar do Filho de Deus, seria brevemente ferida com uma espada que atravessaria sua alma, a tristeza ao ver Jesus durante suas horas de sofrimento na cruz do Calvário. 
       Muitas lições podemos extrair do breve relato bíblico sobre este personagem, Simeão. Devemos ser reconhecidos como agentes de transformação, pessoas que fazem a diferença em seu tempo. Servos de Deus, tementes a Ele, dedicados, obedientes. Devemos nos posicionar como profetas dessa geração, como boca de Deus em meio às opressões e injustiças que nos cercam. 
      Quero deixar para nossa meditação...
     O que tem movido o teu coração? O que tem impulsionado as suas ações? Você tem se permitido ser guiado pela vontade, pelo Espírito de Deus? O que tens feito com tuas mãos, com teus lábios, com teus gestos? O que a tua boca tem anunciado? De que teu coração está cheio? Pois aonde estiver o teu coração, aí também estará o teu tesouro...
     Pensemos em Simeão nesse instante...que permitiu ser guiado pelo Espírito Santo de Deus,e teve alegria de ver a salvação diante dos seus olhos...
      Hoje, a salvação também está ao alcance de nós, ao alcance do nosso coração...se você ainda não recebeu a Jesus Cristo como Senhor e Salvador da sua vida, tente fazê-lo agora, de todo coração, é simples...está a um passo de uma oração...simplesmente declare: Senhor Jesus, eu te recebo em minha vida, aceito o sacrifício que o Senhor fez pelos meus pecados na cruz do calvário, te recebo e te aceito como Senhor e Salvador da minha vida, guia meus passos Senhor Jesus...simples assim!
      Se você já conhece e caminha com Cristo, renove seus votos nesse instante, viva o real significado da Semana Santa, e assim como Simeão, que possamos anunciar que há um Salvador, há um libertador, afinal de contas JESUS VIVE!

Inspirado e Adaptado de um Sermão de Carlinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário