quinta-feira, 21 de abril de 2011

A PÁSCOA PERFEITA!


         A Páscoa para muitos é apenas um feriadão, um tempo de descanso, de fazer uma viagem, ir para Gravatá curtir os shows...ou até mesmo época de sair da dieta, devido aos deliciosos ovos de chocolates, mas minha proposta hoje é que possamos refletir o que significa de fato a Páscoa, e se tendo entendimento disso, se temos nos proposto a vive-la em seu real significado.
        A primeira páscoa ocorreu no Egito, época em que os filhos de Israel viviam como escravos, oprimidos pelas duras mãos do faraó, talvez muitos de vocês já tenham ouvido falar das 10 pragas do Egito não é mesmo?
        Pois é, aqui estamos diante da décima praga, naquela noite, o anjo da morte visitaria o Egito e mataria a todos os primogênitos, desde os animais até o filho de Faraó. Para escapar da destruição não bastaria ser pessoas boas, religiosas ou israelitas, o livramento se daria mediante a obediência ao que Deus determinara.
        As famílias deveriam reunir-se e cada uma deveria matar para si um cordeiro; o sangue deste cordeiro deveria ser passado nos umbrais das portas para que  quando o anjo da morte viesse naquela noite, passasse direto da casa que estivesse marcada com o sangue do cordeiro. Naquele dia, as famílias comeriam a carne do animal juntamente com ervas amargas e pão sem fermento. Naquela mesma noite, os israelitas saíram do Egito, foram libertos do jugo da escravidão.
       Páscoa, como o próprio nome diz, significa "passar por cima", ou seja, o anjo da morte passou por cima daqueles que estavam protegidos pelo sangue e não os destruiu. Se você deseja conhecer a história da primeira páscoa melhor detalhada leia os capítulos 11 e 12 do livro de Êxodo.
       Mas há um versículo primordial nessa história: “Este dia será um memorial que vocês e todos os seus descendentes o comemorarão como festa ao Senhor. Comemorem-no como decreto perpétuo.” (Êxodo 12.14).
      A partir desse dia, em todos os anos, os israelitas comemoram a páscoa, matando um cordeiro, comendo sua carne, com as ervas amargas e o pão sem fermento.
      Quando lemos a Bíblia do começo ao fim, muitas coisas vão ficando mais claras à medida que vamos avançando na leitura... O significado da Páscoa é um exemplo. Naquela época os israelitas comemoravam a libertação da escravidão com o sacrifício de um cordeiro, mas Deus em sua imensa sabedoria, sabia o que de fato significaria a Páscoa anos mais tarde, essas comemorações seriam apenas símbolo da páscoa perfeita, do sacrifício perfeito, do Cordeiro perfeito: JESUS CRISTO!
       Hoje, comemoramos a Páscoa em seu sentido mais profundo, o sacrifício de Jesus para nos libertar da escravidão do pecado, o sangue do Cordeiro de Deus derramado para nos lavar e fazer com que a morte eterna passasse adiante de nós. Medite nesse final de semana sobre a importância dessa celebração, da Ceia, da morte e da ressurreição de Cristo, pois foi através do Cordeiro, de Jesus, que pudemos enfim ter a salvação e a vida eterna!

“Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.”
I Coríntios 5.7

Uma feliz Páscoa a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário