quarta-feira, 1 de junho de 2011

PACIÊNCIA...

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” Gl.5.22-23

       Como escrevi no post anterior, meditando em tudo o que nos cerca e compreendendo que o verdadeiro cristão deve ser guiado pelo Espírito Santo, desenvolvendo Seus frutos, acho proveitoso analisarmos cada um dos frutos do Espírito e como buscar desenvolvê-los em nossas vidas. De fato não é uma tarefa fácil, mas com certeza é algo que deve ser almejado e buscado com veemência por todos nós!
    Hoje gostaria que refletíssemos um pouco sobre a PACIÊNCIA! Confesso que diante de todos os frutos do Espírito este é o que tem sido mais freqüentemente experimentado em minha vida...Paciência frente às incertezas da vida, paciência no aprender a esperar e confiar no Senhor, paciência nas ações e situações cotidianas, paciência com os que me cercam e comigo mesma!
     Diante de uma sociedade que vive no imediatismo, no aqui e agora, a paciência é uma virtude que tem sido esquecida por muitos. A wikipedia em resumo define paciência como sendo uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo (...), tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades (...) persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranqüila (...) ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido , capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade.
     Esta semana, colocando diante de Deus a vontade de escrever um pouco sobre este fruto do Espírito e que Ele me guiasse no que escrever, fui colocada diante de algumas situações que requereram de mim uma dose extra de paciência. Foi quando entendi que a paciência para ser entendida tem que ser experimentada, exercitada.
    Assim dia após dia tenho experimentado e exercitado o significado da paciência e o que ela significa em termos práticos nos seus mais variados aspectos:
    Paciência frente às incertezas da vida – Nos revela a importância de aprender a esperar e confiar no Senhor, crendo que tudo que for necessário será suprido por Ele. Nos ensina também a importância de sonhar, e sonhar alinhado com o projeto de Deus para nossas vidas, para que não caminhemos sempre em círculos ou dando murros em ponta de faca. É um desafio, principalmente quando nos deparamos com portas e janelas fechadas à nossa frente, quando tudo parece desmoronar. É o crer, o esperar contra a esperança, é o exercício da fé!
    Paciência nas ações e situações cotidianas – É o que freqüentemente abala a paciência de qualquer um, semana passada por exemplo, ao ir para a aula de canto como de costume, passei 3 horas num engarrafamento, em um trajeto que levaria apenas 20 minutos, realmente ninguém merece! Mas logo caiu a ficha, peraí, eu  não queria exercitar minha paciência? Eis aí mais uma situação que me coloca à prova e me possibilita crescer, mantendo o espírito firme, calmo, ao invés de sair xingando tudo e todos como todos faziam à minha volta.
   Paciência com os que me cercam – Essa é uma dificuldade que todos nós em determinado momento temos que enfrentar. Para mim por exemplo, não é fácil lidar com a falta de organização ou compromisso das pessoas, com os defeitos e pecados alheios sem deixar que isso nos abale, é preciso que sejamos mais tolerantes, que entendamos que o outro teve uma criação diferente da nossa, pensa diferente de nós, tem suas limitações, assim como nós temos, é preciso aceitar a diferença, amar, ajudar, ser tolerante.
    Paciência comigo mesma -  Esse é de fato um desafio, porque perpassa por uma questão fundamental: precisamos identificar em nós as raízes que nos levam a nos cobrar, a nos deixar ansiosos, as situações que nos  fragilizam, que nos fazem pecar, é preciso que aceitemos quem somos, entendamos nossa limitação para que possamos então compreender o que precisa ser mudado. Também é preciso entender que a mudança não ocorre do dia pra noite, ela requer esforço, disciplina, força de vontade, desejo de mudança, enfim, paciência.
    Compreendi enfim que aplicar a paciência em nossa vida, desenvolver esse Fruto do Espírito não tem mistério algum, mas uma receita simples: EXERCITAR! Colocar a paciência em prática significa buscar seu exercício dia após dia frente a tudo que nos cerca. Respirar fundo, contar até dez se preciso, mas adotar uma postura diferente, aquilo que Deus espera de nós...para isso, precisamos nos encher do Espírito Santo de Deus, fazer o que Jesus faria se estivesse em nosso lugar...Pense nisso...busque esse exercício diário e você verá aos poucos o quanto você amadurecerá!

Que Deus nos abençoe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário